domingo, 22 de setembro de 2013

Consumo de álcool aumenta

Consumo de álcool aumenta

Dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), realizado em 2012, mostraram que, em seis anos, aumentou em 20% o número de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas de forma frequente (uma ou mais vezes por semana). Entre a população feminina, isoladamente, o aumento foi de 34,5%. Em contrapartida, o índice dos brasileiros que não consomem álcool ficou em 52%, mantendo-se praticamente estável em relação à primeira edição do levantamento, de 2006, que registrou taxa de 48% de abstêmios, informou a Agência Fapesp (11/4).

O estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (Inpad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), constatou que os consumidores que têm padrão de consumo considerado nocivo — quatro unidades de álcool para mulheres e cinco para homens em uma mesma ocasião — aumentaram em 14% desde 2006, sustentando o índice de 59%. A população feminina sofreu mudança ainda maior, passando de 36% para 49% o percentual de mulheres com comportamento alcoólico nocivo.

O aumento no consumo feminino trará consequências para a Saúde Pública, observou o organizador da pesquisa, Ronaldo Laranjeira, coordenador do Inpad e da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Unifesp. Segundo ele, há evidências de que ingerir duas ou mais doses de álcool diariamente aumenta em 20% o risco de desenvolver câncer de mama nas mulheres.

O médico sinalizou, ainda, que 20% dos adultos, a maioria homens e com menos de 30 anos, são responsáveis por consumir 56% de todo o álcool vendido no Brasil. Além disso, dois em cada dez bebedores encaixam-se em classificações de abuso ou dependência, o que representa 11,7 milhões de brasileiros.

O médico considera que o maior poder aquisitivo do brasileiro e a falta de regulamentação e fiscalização do mercado contribuem para o alto nível de ingestão de álcool. Diminuição dos pontos de venda, proibição de publicidade de bebidas alcoólicas, legislação mais dura com relação à venda para menores e regulação dos horários dos bares seriam medidas que ajudariam a reverter o quadro.
Fonte: RADIS 129. jun/2013

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